sábado, 3 de julho de 2010

Pachycephalosaurus



O "Pachy" é facilmente reconhecido pelo característico crânio arredondado. Com 25 cm de espessura, é usado principalmente para combates entre machos, disputando territórios, liderança ou fêmeas. Há pouca diferença entre os sexos. As fêmeas, entretanto, possuem crânios mais baixos e menos espessos.

Os Pachys podem ser encontrados apenas na Isla Sorna, preferindo os bosques ao sul. Já foram vistos, porém, nas áreas abertas ao norte, junto com os bicos-de-pato. Mas ocasiões como estas são raras, pois os bicos-de-pato, especialmente os Parassauros e os Corythosaurus não apreciam sua companhia.

O Pachy é normalmente calmo e pacífico. Quando provocado pode se tornar um grande inconveniente. Muitos funcionários da InGen foram feridos em confrontos com esses herbívoros. Os Pachy parecem ter uma grande aversão a automóveis. Os ataques são freqüentes e devastadores. Os crânios poderosos são usados como aríetes. Dois jipes e três Land Rovers sofreram sérios danos pelas marradas dos animais. Sendo assim a equipe da Isla Sorna preferia evitar as áreas esses animais.

Os crânios, como já foi colocado, são usados pelos machos em combates cabeça a cabeça, tal como os atuais cervos e carneiros. Durante o combate, o animal que primeiro ceder perde. O problema é que o Pachy é uma criatura muito persistente. As lutas podem durar horas. Já foram registrados casos em que os rivais lutaram até a morte, sem ceder.

Além de combates sociais, os crânios podem também ser usados para defesa. Já foram vistos Pachys enfrentando Carnotaurus ferozmente. Herbívoros, comem quase todo o tipo de vegetação que encontrarem.

Como qualquer animal gregário, o Pachy faz parte de uma sociedade complexa. Os bandos são comandados por um macho líder. As fêmeas apenas cuidam dos filhotes. Os cientistas ainda estudam o comportamento desses animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário