sábado, 3 de julho de 2010

Dryosaurus



Sendo mais um dos pequenos, ágeis e inofensivos dinossauros herbívoros criados pela InGen, o Dryosaurus ou “Dryo”, mostrou a todos que mesmo possuindo as características citadas anteriormente, ele não é nada indefeso.

Como os Hypsis e Othys, seus primos menores, os Dryos são dinossauros muito sociáveis que vivem em grupos. Todas as características principais que podem ser atribuídas aos Othys e Hypsis, também podem se aplicadas aos Dryos, no entanto fisicamente os Dryos se destacam por possuir certas, e estranhas características...

Logo ao nascerem os primeiros Dryos intrigaram muito o pessoal do berçário, que esperavam que como seus primos, eles possuíssem cores que lhe fornecessem a proteção da camuflagem na selva. No entanto o contrario aconteceu, os pequenos Dryos tinham cores brilhantes e chamativas, manchas verde-limão cobriam todo o dorso de seus corpos, suas barrigas apresentavam um cinza prateado e suas cabeças tinham um tom azul brilhante.

Por que um animal que tinha de se esconder dos predadores, teria essas cores chamativas? Bem, isso inicialmente não recebeu muita atenção. Os cientistas achavam que talvez os filhotes nascessem assim, depois na fase adulta ganhariam uma coloração mais protetora ou algo assim. Mas os cientistas estavam enganados...

O tempo passou e as cores dos Dryos continuavam as mesmas e agora estavam grandes bastante para serem colocados em seu recinto, onde o dividiriam com os Gastonia. O caso das cores dos Dryos parecia ter sido esquecida, mas logo isso mudaria.

Meses depois, quando foi preciso recapturar alguns exemplares para que exames de rotinas fossem feitos, os grupos de Dryos fizeram o que, como seus primos, fazem de melhor: fugiram correndo. Alcançando velocidades de mais de 55 km/h, os rangers sabiam que seria muito difícil para eles captura-los a pé, por isso eles os perseguiram de carro, dividido um dos bandos, até terem um pequeno grupo fosse encurralado.

Os animais estavam exaustos pela perseguição, pareciam que não ia mais oferecem dificuldades aos rangers, no entanto os Dryos começaram a fazer movimentos corporais estranhos, virando-se de costas para os rangers, abaixando as cabeças e dobrando suas caudas em direção a cabeça, como se quisessem que suas barrigas prateadas e brilhantes fossem vistas.

Os rangers não deram atenção a esse comportamento e foram em direção aos Dryos para capturá-los, mas algo ocorreu. Os Dryos, todos de uma vez, expeliram uma substância na direção dos rangers, acertando-os nos olhos.

Logo em seguida os Dryos começaram a correr em direção da mata, mas um dos rangers que não foi atingido, atirou com a arma tranqüilizante e acertou um dos Dryos.

Os rangers atingidos não conseguiam enxergar e a substancia tinha um odor nada agradável, tal como um gambá ou um rato-almiscarado. A cegueira foi temporária, mas o odor era tão repulsivo que os rangers atingidos chegaram a vomitar por causa do cheiro.

Eles colocaram o Dryo tranqüilizado no carro e voltaram para a base, onde foi necessário um banho continuo de mais de 6 horas para que o odor fosse retirado do corpo dos rangers. Mas de onde os Dryos tiraram esse odor, que nunca antes tinha sido observado, ou melhor, sentido?

Por sorte um os Dryos tinha sido capturado, os estudos puderam ser iniciados. Pelos relatos dos rangers, sobre o estranho comportamento dos Dryos, anterior a que eles expelissem a substância, os estudos deviam ser iniciados se observando as cores e a região posterior do corpo do animal.

Depois de um tempo os cientistas acharam o que procuravam. Uma glândula acima a cloaca do Dryo. Com isso eles formularam uma teoria: a defesa principal do Dryosaurus é fugir correndo de um predador, mas quando não isso é possível ele começa a se exibir mostrando as cores brilhantes do corpo, avisando sobre sua arma secreta. Se isso não der certo, ele parte para o recurso final de expelir a substância de odor ruim pela glândula, em direção aos olhos do atacante, cegando momentaneamente e deixando-o um odor horrível por um bom tempo.

Com isso foi explicado por que os Dryos possuem aquelas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário