sábado, 3 de julho de 2010

Deinonychus



Os “Deinys” são os dinossauros mais parecidos com os Velociraptor no Jurassic Park II.

Os Deinonychus são um pouco maiores que os Raptores, mas como eles, são extremamente ágeis, rápidos, fortes e inteligentes. Também vivem em bandos comandados por uma fêmea Alfa e estão sempre tentando encontra uma maneira de escapar de seu recinto. No geral se forem comparados um Deiny e Raptor, não vão ser encontradas muitas diferenças entre eles, poderia até se dizer que eles são uma única espécie. Socialmente, fisicamente e intelectualmente, os Deinys são praticamente idênticos aos Raptores G2 da Isla Sorna.

Mas seu comportamento com relação aos humanos é o que denuncia a diferença mais marcante entre as duas espécies. É sabido que os Raptores G1 eram muito mais agressivos que os G2. Os Raptores G2 por serem aparentemente bem mais inteligentes que os G1 apresentam-se mais tolerantes a presença de humanos, mesmo assim eles continuam como uns dos seres mais ferozes criados pela InGen. No caso dos Deinys, a história muda muito de direção. A agressividade que eles possuem ultrapassa uma fronteira nunca imaginada pelo pessoal da InGen, se pode até chegar a dizer que são tão agressivos, violentos e ferozes quanto o Spinosaurus. Isso é muito estranho, pois geralmente animais inteligentes tendem a ser mais pacíficos.

Mesmo enquanto ainda eram filhotes e estavam sendo cuidados pelo pessoal do berçário, eles demonstravam essa extrema agressividade. Quando qualquer um, estranho a eles, aparecia na sala do berçário, eles o atacavam e mesmo sendo menores que um Procompsognathus.

A fúria deles parecia ser tão grande como se quem estivesse sendo atacado fosse o seu pior inimigo, menos que ele nunca tivesse sido visto antes. Um cientista que entrou na sala por engano, quase foi morto por esses mini-matadores, ele só escapou, pois um dos funcionários do berçário apareceu e o tirou de lá.

Os únicos não atacados eram as pessoas do berçário que cuidavam deles desde o nascimento, mas essa diferenciação não durou muito... Quando tinham cerca de cinco meses de vida, um dos funcionários do berçário entrou no cercado onde os jovens Deinys estavam e foi imediatamente atacado e acabou morrendo. Mas por que de uma hora para outra houve essa mudança? Ninguém conseguiu explicar...

Foi cogitado que era preciso que eles fossem eliminados, mas a idéia foi abandonada, pois depois desse acidente não houve mais ataques, não que os Deinys não quisessem atacar, e sim por que os funcionários agora os tratavam como se estivessem tentando desarmar uma bomba, ou seja, o cuidado mais extremo ainda era pouco.

Após serem solto em seu recinto, uma nova descoberta foi feita sobre os Deinonychus. Os animais quase nunca eram vistos durante as inspeções feitas pelos rangers. E com os animais que servem de alimento para os Deinys são soltos dentro do recinto para serem caçado, era esperado que eles demonstrassem sua extrema agressividade e os atacassem os animais imediatamente, mas isso não aconteceu.

Duas vezes, quando os animais foram soltos, passavam o dia todo pastando no campo de grama alta do recinto e nada aconteceu. Então uma equipe de rangers foi mandada a noite para observar o que ia acontecer. Eles viram o que se esperava ser visto durante o dia... Um grupo de Deinys saiu da mata fechada e atacou o animal, matando com alguns poucos golpes de garras, mas eles não começaram a comer imediatamente, como fazem os Raptores e Utahraptor... Eles agarram o corpo da vitima e o arrastaram para dentro da mata de onde saíram. Tudo aconteceu muito rápido, no máximo 5 minutos se passaram desde que eles saíram da mata até voltarem pra lá com o corpo da presa.

Mesmo tendo sido tão pouco tempo os rangers puderam notar algo diferente nos Deinys. Os olhos deles brilhavam como olhos de um felino a luz do luar, só que muito mais intensamente. Então essa é resposta para esse comportamento... Os Deinys possuem uma excelente visão noturna, tão adaptada as caçadas apenas usando o luar que a forte luz do dia quase que fere os seus olhos sensíveis. Por isso que eles passam o dia todo dentro da mata fechada, à qual pouco deixa passar a luz solar e também é por isso que eles arrastam as presas para a mata, pois lá eles podem comê-las tranqüilamente, sem se preocupar com o nascer do Sol.

No entanto esse comportamento é um problema, pois como os visitantes iriam poder ver os animais durante os passeios? Bem uma mudança de planos teve de ser feita no itinerário que os visitantes seguem, pois agora foi adicionado um passeio noturno apenas para os Deinys serem observados. Cada visitante recebe um óculos de visão noturna, por onde pode observar os vários grupos de Deinys em suas caçadas noturnas. Mas será que deu certo?

Sim, pois foi feito um teste onde vários animais foram soltos de uma vez à noite e a agressividade natural dos Deinys não falhou, vários grupos apareceram e atacaram os animais. Os diferentes grupos fizeram ameaças uns contra os outros, mas não houve embates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário