O "Trike" é, entre os herbívoros, a espécie mais conhecida. A equipe da InGen ficou muito excitada quando os primeiros animais dessa espécie foram produzidos.John Hammond considera esta a sua espécie favorita.
O Trike é um herbívoro muito social. Os bandos são comandados por um macho maior. Apesar de serem animais de vida em grupo, os Trikes passam boa parte do tempo lutando entre si. Seus cornos se entrelaçam e eles começam a se empurrar mutuamente até que um se canse e desista. Às vezes machos mais violentos podem participar de combates fatais. Tudo na vida dos Trikes é resolvido nos combates, hierarquia social, liderança do bando, busca por parceiro para acasalamento...
Durante anos acreditou-se que os longos cornos e a gorjeia óssea serviam exclusivamente como armas quando os Trikes combatiam os possantes T-Rex. As observações feitas demonstraram que essa idéia é bastante errônea. Na verdade os Trikes passam mais tempo lutando uns contra os outros do que lidando com predadores.
Quando ameaçados eles formam um grande círculo, com as cabeças apontadas para fora, exibindo os longos e ameaçadores cornos. Os jovens e os mais fracos ficam no centro, protegidos pelos animais maiores. Estes abaixam suas cabeças, balançando-as e rosnando ferozmente. A maioria dos predadores fica intimidada e desiste, O único animal que parece não se incomodar com tal demonstração é o Spino, que com um único golpe de garra consegue quebrar os cornos e gorjeias dos Trikes. Um Trike sozinho, diferente de quando está em grupo é uma presa mais fácil.
Sendo animais com uma dieta tão especializada, foi muito difícil acomodá-los nas Islas Nublar e Sorna. Na Nublar eles ficaram num recinto ao sul, junto com os Hypsis. O local se compõe de uma grande planície aberta e uma área com bosques. Na Sorna eles não determinaram um território fixo, podendo ser encontrados na maioria das áreas abertas, especialmente perto do rio.
O Trike em geral é uma criatura gentil. Na Isla Nublar alguns animais se acostumaram e até fizeram amizade com os tratadores. Eles adoram uma boa coçada na base da gorjeia.
Mas uma Trike pode se enfurecer com facilidade. Nesses casos eles atacam qualquer coisa que esteja em seu caminho. A InGen perdeu muitos jipes que foram atacados e destruídos pela fúria desses animais. No mais sério acidente 3 funcionários morreram. A única coisa capaz de parar um Trike furioso é um Trike ainda mais furioso.
Existem, porém alguns procedimentos que podem minimizar os riscos de ataques. Por exemplo, deve-se sempre que se aproximar de um desses animais fazer barulho para que este não seja surpreendido. Os Trikes reagem mal quando se assustam. Além disso, deve-se evitar aproximações durante o período de cio e de mães com crias pequenas.
Sabe-se que os Trikes enxergam mal de longe. Apenas objetos a menos de 100 m podem ser focalizados. Mesmo assim os Trikes podem ver a maioria das cores que nós somos capazes de identificar. Algumas, porém parecem ter um efeito repelente nos animais. O motivo é desconhecido. Entre elas podemos citar o verde cítrico, o vermelho e o amarelo. Para evitar ataques aos veículos, incluindo os Land Cruisers dos visitantes do parque, todos foram pintados com essas cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário