domingo, 20 de junho de 2010

Apatosaurus



Os Apatosaurus, ou “Brontosaurus”, foram os primeiros saurópodes a serem produzidos pela InGen. Eles surgiram da necessidade do Jurassic Park possuir grandes dinossauros de pescoço longo, adorados pelo público em geral.

Como são muito grandes, tais animais geram alguns problemas, como espaço, alimentação, produção de fezes... Como outras espécies, os Brontosaurus preferem espaços abertos, com vegetação abundante. Pesando várias toneladas, tais animais precisam de grandes quantidades de alimento diárias. A InGen foi obrigada a importar e levar para a lsla Nublar várias toneladas de feno enriquecido, que era servido diariamente aos animais. Ficando confinados em áreas restritas, apenas a vegetação natural não supria todas as suas necessidades. Para evitar uma falta grave de recursos os Brontosaurus e os Brachiosaurus foram colocados em setores separados.

Na Isla Sorna, sem as barreiras impostas por cercas e fossos, os animais podem se mudar constantemente de um ponto ao outro, sempre que os recursos diminuem onde estão. Esse revezamento permite à vegetação se recuperar rapidamente nas áreas de pasto dos saurópodes.

Comendo tanto é natural que os Brontosaurus, assim como os Brachiosaurus e Mamenchisaurus produzam enormes quantidades de estrume, o que causou muitos problemas para a InGen.

Por esses e outros motivos entre os saurópodes poucos indivíduos foram produzidos. Estima-se que foram criados cerca de 18 Brachiosaurus, 17 Apatosaurus e 4 Mamenchisaurus.

Os Brontosaurus preferem folhas rasteiras que se espalham pelas áreas abertas das ilhas. Essa característica evita que entrem em atrito e competição com os Brachiosaurus. O mesmo não ocorre com os Mamenchisaurus, que têm hábitos semelhantes. É comum em algumas áreas da Isla Sorna Brontosaurus e Mamenchisaurus entrarem em conflito pela comida. Os Brontosaurus, em maior número, em geral levam a melhor. O mesmo problema não ocorria na Nublar, pois os Mamenchisaurus nunca chegaram a ser levados para lá.

Os Brontosaurus, apesar de terrestres, gostam de ocasionalmente entrar na água, evitando as áreas mais profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário