domingo, 20 de junho de 2010

Brachiosaurus



O Brachiosaurus, ou "Brachio", é um dos maiorores dinossauros já criado pela InGen. Há muito tempo os cientistas da empresa estavam interessados em produzir grandes saurópodes. Afinal são dinossauros bastante conhecidos e seu tamanho impressiona bastante.

A primeira espécie a ser concluída foi o Apatosaurus. O Brachio veio logo depois. Esses animais são caracterizados pelo enorme pescoço de 10 m, que permanece quase que o tempo todo erguido e suas patas dianteiras mais longas que as traseiras. Essas características evoluíram devido ao tipo de alimentação dos Brachios: folhas macias do alto das árvores. Essa dieta restrita os diferencia dos outros saurópodes, como os Apatosaurus e os Mamenchisaurus, que preferem a vegetação rasteira.

Um dos maiores problemas do Brachio é manter o cérebro com irrigação sangüínea suficiente, uma vez que sua cabeça fica a 13 m acima do coração. Para isso eles apresentam um coração enorme, capaz de bombear sangue a grandes pressões.

Inicialmente acreditava-se que os Brachios passassem a maior parte do tempo na água, alimentando-se de folhas e algas aquáticas. Foi elaborado um recinto contendo 90% de seu espaço submerso. Três animais morreram de estresse. Descobriu-se depois que eles na verdade preferem viver em terra. Apesar disso os Brachios são vistos freqüentemente dentro do lago, mas nunca ultrapassando o nível de água até a barriga.

Machos e fêmeas pouco se diferenciam entre si. As fêmeas são em geral pouco menores e de coloração bege clara. Os machos, além de maiores, apresentam uma coloração diferenciada, um verde claro com manchas mais escuras. No alto da cabeça ainda possuem uma coloração avermelhada, que se acentua na época do cio.

Diferente de outros saurópodes, os Brachios apresentam um crânio alto. Descobriu-se que a parte interna possui uma enorme câmara de ressonância, o que lhe permite a capacidade de vocalização.

A linguagem dos Brachios é complexa, e os pesquisadores ainda tentam descobrir o significado das centenas de diferentes sons emitidos. Em alguns momentos os Brachios parecem cantar, como as baleias, mas podem também roncar e bufar, além de produzir estranhos sons anasalados.

O Brachio vive em manadas, comandadas pelo macho alfa, em geral um membro mais velho e experiente. Não há combates pela liderança. Quando fica incapacitado de comandar a manada, o alfa voluntariamente passa sua função para outro macho que esteja logo abaixo na hierarquia.

Em termos comportamentais, o Brachio é um dos animais mais tranqüilos da InGen. Sendo tão grandes esses animais nada tem a temer dos predadores.

Gentis por natureza, eles costumavam se apegar com os tratadores e a equipe da InGen. Nunca houve nenhum acidente registrado.

Ainda não há registro de reprodução natural de nenhuma das espécies de saurópodes criadas pela InGen. Esses animais levam aproximadamente 20 anos para atingir a maturidade sexual. Até onde sabemos os indivíduos mais velhos têm cerca de 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário