sábado, 3 de julho de 2010

Dimetrodon



O "Dimetro" é outro estranho réptil muitas vezes confundido com dinossauro criado pela InGen. Foi uma das últimas novidades da Isla Sorna antes da sua desativação.

Sua característica mais marcante é a grande barbatana dorsal. Sua principal função é termo-regulação. Mas observações mais recentes demonstraram que eles podem utilizá-la também como adorno no período de cio. Os machos apresentam barbatanas mais coloridas e longas. As fêmeas são atraídas por aqueles que possuem as estruturas mais marcantes.

Pouco se sabe sobre a reprodução dos Dimetros. Nunca foram vistos filhotes ou jovens.

O principal inimigo do Dimetro é o Prestosuchus, outro predador que vive na mesma área deste. Os animais em geral têm poucas chances contra os grandes. Quando ameaçados os Dimetros em geral correm para o rio ou lago mais próximo. O Prestosuchus, não sabendo nadar, desiste da perseguição. Os Dimetros são quase que inativos a noite e na maioria das vezes procuram lugares de difícil acesso para que fiquem protegidos de possíveis ataques dos Prestosuchus durante o sono.

Sabe-se que o Dimetro, tal como o dragão-de-Komodo, possui uma saliva tóxica. A grande quantidade de bactérias presentes em sua boca pode funcionar como uma arma poderosa para a caça. Os Dimetros aproximam-se lentamente de uma vítima, em geral um Compy ou, mais raramente, um Mussaurus. Ele morde a presa, provocando uma ferida que mais tarde infecciona. A infecção se generaliza e acaba por matar a presa em poucos dias. O Dimetro então pode se servir à vontade.

Apesar de terem ocorrido poucos encontros entre humanos e Dimetros, em duas ocasiões funcionários da InGen foram atacados. Um morreu. O outro ganhou várias cicatrizes profundas, além de seqüelas visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário