sábado, 3 de julho de 2010

Anhanguera



O Anhanguera foi a segunda e última espécie de pterossauro criada para o Jurassic Park II. Com uma envergadura um pouco maior que a do Quetzalcoatlus eles são os maiores animais voadores existentes.

Logo ao nascerem, os pequenos Anhanguera ficaram conhecidos por “Demons”, por causa da sua aparente “feiúra” e também por que, como a maioria dos pterossauros já criados pela InGen são muito agressivos, o pessoal do berçário esperava que com os Anhanguera não seria diferente. Mas logo seria provado que esses animais não mereciam esse apelido...

Enquanto estavam sendo cuidados no berçário, os pequenos Demons foram cuidados como todos os animais nascidos antes deles, e nesse período eles não causaram nenhum problema.

O tempo passou e chegou a época deles serem instalados no Aviário, e como os Quetzalcoatlus já haviam se instalado do lado do Aviário ligado a Isla Quelysal, os Demons foram soltos no lado ligado a Isla Varrana. Assim os dois tipos de pterossauros não se encontrariam e não haveriam disputas territoriais.

Dos Demons criados, há 4 machos e 4 fêmeas. Com essa divisão uniforme entre os sexos os animais formaram casais, nos quais os parceiros nunca se afastam. Na realidade, todos os 8 animais sempre se mantêm próximos uns dos outros e formando um tipo de pequena colônia.

Os casais sempre saem juntos para pescar e os animais são muito carinhosos entre si. Mesmo observando todo esse comportamento social tranqüilo, a maioria dos cientistas e rangers ainda achava que algum dia os Demons poderão demonstrar sua agressividade. E para provar isso, eles queriam fazer o mesmo teste feito aos Quetzs.

Foram colocadas no Aviário, vacas mortas e vivas. Dependendo do como os Demons agissem seria possível medir sua agressividade. Muito tempo se passou até que os pterossauros percebessem a presença dos recém chegados. Eles passaram voando e circularam algumas vezes o local onde se encontravam as vacas. Pouco depois eles pousaram perto das vacas vivas, ignorando as mortas, mas não atacaram. Eles apenas observaram com uma certa curiosidade. Um dos machos resolveu se aproximar e tocar com o bico no traseiro de uma das vacas. Nisso ela se assustou e fazendo todas as vacas debandarem.

O Demons se assustaram com a debandada, saíram voando e voltaram para sua colônia. Depois desse incidente eles deixaram as vacas de lado e voltaram a sua rotina normal. Bem, o teste provou que os Demons não são extremamente territoriais ou agressivos como se pensava, mas como será que eles reagiriam diante de um ser humano? Para isso, outros testes tiveram de ser feitos...

Primeiro um manequim de ranger foi colocado perto da colônia enquanto os Demons pescavam. Todos queriam saber o que os animais fariam quando vissem o manequim.

Após terminarem de pescar os Demons voltaram para colônia e logo notaram a presença do manequim. Eles ficaram intrigados, do mesmo modo que quando a vaca foi vista, e de longe observaram o manequim por um bom tempo, até que novamente um dos machos resolveu se aproximar e tocá-lo com o bico. O manequim caiu no chão o que assustou os Demons, fazendo-os voar para longe do local.

Outra vez a experiência comprovou que os Demons não são agressivos. Na verdade as experiências estavam demonstrando que além de serem sociáveis e carinhosos, os Demons são curiosos e assustadiços. Agora faltava apenas o teste definitivo. Alguém teria de entrar no recinto e verificar o que aconteceria...

Poucas pessoas tinham coragem de enfrentar esse desafio, mas um ranger que tinha certeza que os Demons não mereciam esse nome, resolveu entrar. Tentaram colocar uma roupa de proteção nele, mas ele não aceitou e falou que o risco era todo dele.

Ele entrou de carro no Aviário e se dirigiu até perto da colônia, onde ficou esperando os animais voltarem da pescaria. Ao voltar os Demons notaram o carro parado e foram inspecioná-lo. O ranger desceu do carro com um balde de peixes na mão. Quando viram o ranger se mexer os Demons se preparam para voar, mas algo fez eles pararem, o cheiro de peixe.

O ranger foi se aproximando devagar e colocou alguns peixes no chão. Os Demons ficaram curiosos e pegaram os peixes. Após isso se repetir por algumas vezes, o ranger já parecia um velho conhecido dos Demons, dando comida nas bocas deles e acariciando seus longos bicos. Essa foi a prova definitiva que os Demons não são nada territoriais e agressivos, e sim uns dos animais mais gentis e calmos criados pela InGen.

Apenas por que um animal é grande, horrendo e tem parentes agressivos, não quer dizer que ele também tenha de ser agressivo. Os Anhanguera são a maior prova disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário